A escolha da embalagem deve levar em conta seu custo-benefício. É importante avaliar o custo de inserir uma nova embalagem perante o custo de produção de modo geral, frente às melhorias que elas podem vir a realizar na venda e na logística como um todo. Existem embalagens de diversas faixas de preço, que podem ser mais simples ou complexas. Sendo assim, é imprescindível uma análise detalhada das opções à disposição no mercado.
Diante disso, torna-se evidente que para a escolha da embalagem ideal para um produto, deve ser feita uma análise detalhada seguindo muitos parâmetros. Nos projetos de métodos de conservação realizados pela Fluxo Consultoria, realizamos, dentre outros, o estudos de embalagens para alimentos.
Quer trazer mais segurança alimentar ao seu consumidor? Saiba como a embalagem de alimentos pode influenciar nisso.
Todos nós sabemos que a segurança do consumidor vem em primeiro lugar principalmente no que se refere à comercialização e consumo de alimentos. Os consumidores estão cada vez mais exigentes devido a dinamização dos processos, e por isso, necessitam de produtos cada vez mais práticos e personalizados.
A embalagem é um componente obrigatório para o sucesso comercial dos produtos porque permite a conservação dos produtos e consequentemente, um aumento no prazo de validade. Além disso, por serem responsáveis por proteger os alimentos e garantir que são apropriados para consumo, é o que comprova a preocupação do produtor com a saúde do consumidor.
Aprofundar-se na psicologia do consumidor é fundamental para que você possa criar embalagens mais interessantes e funcionais. Por ser um instrumento capital para qualquer estratégia de marketing que se queira bem-sucedida, as embalagens devem ser consideradas, acima de tudo, como um meio eficaz para potencializar o seu poder de convencimento e, assim, alavancar os seus resultados.
A embalagem de alimentos ultrapassou a funcionalidade de proteger e conservar o alimento e não podemos mais entende-la dessa maneira visto que isso seria dissocia-la da sua função de marketing.
Também se deve estar atento aos processos pelo qual ele passa, uma vez que a embalagem deve proteger o alimento, sem que altere a forma dele ou prejudique sua produção; e, por fim, seu transporte desde a fabricação até o consumidor.
Os ensaios embalagens têm como objetivo desenvolver atividades que analisem o desempenho das embalagens, a fim de garantir que elas atendam às especificações disponibilizadas em normas. O resultado dos ensaios embalagens deve fornecer insumos para que os fabricantes aumentem a qualidade dos produtos que chegam ao consumidor final.
Os ensaios embalagens devem responder algumas perguntas que não são necessariamente técnicas, mas que ajudam a compreender se a concepção geral da embalagem está condizente com seu objetivo. Por exemplo:
- Quais os pontos fracos da embalagem?
- É possível otimizá-la, assim como os recursos usados em sua fabricação?
- E os resíduos produzidos?
- A embalagem atende a todos os requisitos obrigatórios?
- O conceito desta embalagem é adequado?
- A embalagem é resistente para o transporte?
As principais normas destes tipos de ensaios e normas listadas são: NBR NM ISO 535, CoBB, NBR 9191, NBR 13056, NBR 14474, NBR 14222, NBR 14328, Portarias INMETRO nº 269 e 270, Portarias DNPM 128 e 387, que são utilizadas nos produtos papelão ondulado, embalagens para álcool, garrafão retornável e saco plástico para lixo entre outros.
Seja na seleção ou no processamento de um material para o desenvolvimento de um produto, a engenharia de materiais é a área adequada para a função. Mesmo sendo pouco conhecida, esta ciência é de extrema importância para o crescimento e inovação da tecnologia industrial, sendo vastamente utilizada por empresas em todo o mundo para melhorar seus produtos.
Tetra Pak
Fundada em 1951 na Suécia, a Tetra Pak é uma empresa multinacional conhecida mundialmente pela excelência na fabricação de embalagens alimentícias.
A área de embalagens é parte do conhecimento profissional do Engenheiro de Materiais e a Tetra Pak soube aproveitar essa especialização. Focando no processo de laminação para o desenvolvimento de seus produtos, as embalagens Tetra Pak são utilizadas mundo a fora como caixas de leite e de outros produtos alimentícios. Tal tecnologia evita o contato do alimento com possíveis contaminantes, mantendo a integridade química e biológica dos alimentos vendidos.